Páginas

2010-06-03

Estejamos

Eu quero ficar sozinha.

Às vezes - muitas vezes, sejamos justos - as pessoas não entendem quando eu digo essa frase.

Eu gosto de ficar sozinha.

Imagina essa daí, então.

Acho que talvez pensem que eu dizer isso é meio contraditório. Porque, veja bem, eu gosto de estar com pessoas, conversar, rir. Essas coisas. Gosto mesmo, de verdade. Não sou uma pessoa muito sociável, isso é fato, e não tenho a menor facilidade de fazer amigos (como no curso de inglês, no qual eu raramente dirijo a palavra a alguém e vice-versa), mas com os amigos de longa data eu não me canso de estar. 

Estar. Eu gosto desse verbo. 

Não só conversar ou rir ou fazer alguma coisa. Tem horas em que eu prefiro apenas estar

Eu gosto de atenção, e muito! Eu quero ser lembrada, quero que me ouçam, quero que saibam que eu estou ali. Não - não apenas - para ser o centro das atenções (nem sou sociável o suficiente pra isso), mas para estar.

Eu estou na sua vida, você está na minha. É esse o tipo de relação que eu cultivo.

Então, onde entra o "sozinha" nisso tudo?

Acho que a minha definição de estar sozinha talvez seja diferente da habitual definição física. Eu posso estar rodeada de pessoas, mas mesmo assim estar sozinha. Como hoje no cinema, que fiquei tão sozinha e pensando na vida, universo e tudo o mais enquanto o filme não começava que minha irmã teve que me cutucar pra "me acordar".

Estar sozinha significa, pra mim, estar apenas comigo mesma. Pensando, ficando ali, naquele lugarzinho reservado da minha mente. Às vezes, acontece de isso coincidir com um dia em que eu realmente não quero ficar perto de ninguém. Aí eu me isolo. Ah, eu penso tanto. Eu quase não durmo, de tanto que eu penso.

E eu preciso tanto das pessoas. Não só dos amigos e pessoas que conheço, embora eles sejam os mais importantes nessa equação toda. Até das pessoas que vejo no ônibus eu preciso. Hoje é feriado, tinha pouca gente nas ruas, e eu senti falta delas. Eu preciso de alguém para pensar sobre. 

Acho que algumas vezes eu disse - não aqui, mas para alguém - que meu maior medo é ficar sozinha. Mas sozinha no sentido de "sem ninguém para estar comigo".

Eu posso não ser a pessoa mais calorosa e/ou amorosa do mundo, mas é esse o meu jeito de fazer com que você, caro amigo ou pessoa que eu vi na rua, saiba que eu me importo. Eu quero estar com você. Nem que seja só pra pensar sobre você.

Porque eu acho que, no fim das contas, eu não quero ter que parar e pensar em mim mesma. Porque aí eu chego no ponto em que percebo que, afinal, existe um lugar em que eu estou realmente sozinha, em todos os sentidos.  

Então, estejam.