Páginas

2010-05-11

Shine on you, crazy diamond

Dois irmãos que estudam perto do CEFET - sei pelas suas fardas - pegam o mesmo ônibus que eu. Isso, claro, se calhar de a gente sair no mesmo horário. Parada lotada, todo mundo se espreme pra entrar quando o ônibus chega, e eles nunca se separam. Na primeira vez que os vi, percebi que eram irmãos porque são parecidos. Os olhos, a boca, o rosto em geral. Ele não deve ter mais do que dezesseis anos, ela não deve ser mais do que dois anos mais nova. Eles descem na parada anterior à minha.

Acho tão bonito eles não se sentarem se não tiver dois lugares juntos. Hoje o ônibus estava tão lotado, e ele passou entre todo mundo, desbravando a massa compacta que eram os passageiros. O braço dela o seguia, a mão não soltava a mochila do irmão.

Quando eu era menor, meu irmão - muito mais velho do que eu - me mostrava as estrelas e constelações. Não sei se é porque hoje sou mais míope, se é porque a rua está mais iluminada, ou se é porque simplesmente me desacostumei, mas na época parecia que havia mais estrelas no céu. Ele tinha uma luneta, simples mas útil, que algum lugar da minha memória me informa que está quebrada há anos, provavelmente já no lixo.

Lembro claramente de Orion, das Três Marias, de tentar decifrar um Leão e um Escorpião desenhados no céu, de juntar as estrelas. Marte. A Estrela D'Alva. Touro. Como diferenciar uma estrela de um planeta. Os eclipses da lua. Há mesmo um dragão lá? Lembro de Sirius. Sempre gostei de Sirius (mesmo antes de ler Harry Potter!, hahaha), porque ele me disse que eram duas estrelas - Sirius A e Sirius B - e, mesmo sabendo hoje que provavelmente nem dá pra ver as duas ao mesmo tempo, eu sempre vi as duas juntas. Talvez seja a minha imaginação.

A maior e a menor, e elas nunca se separam.

4 comentários:

Júlia disse...

nhow, cara, estrelas, tinham muito mais no céu antigamente.
ou vai ver é a luz da cidade mesmo. mas pelo menos vc conseguia identifica-las. nunca soube de nenhuma, só achava bonito hhahahah

Maria Luísa disse...

mexeu demais comigo, e olha que nem sou muito próxima da miha irmã.
e as estrelas ♥

.laurel. disse...

Meu sonho era ser próxima do meu irmão.
Saudades de quando a gente era pequeno e brincava junto. heheh

Estrelas são lindas e eu adoro observá-las. Na cidade sem dá para ver mesmo. O bom é quando vou para o sítio. Dá pra ver um tanto.

Chrissie disse...

:x Juntos são a estrela mais brilhante do céu.
Lindo, Moony.