Páginas

2010-10-20

Do you care?


Hoje - meio atrasada, fato - fiquei sabendo do movimento anti-LGBT bullying (e é por isso que você está vendo tanta gente usando roxo por aí), o #SpiritDay. E, antes disso, passando pela sala na hora do jornal, vi uma matéria sobre bullying nas escolas e tudo o mais. Eu já escrevi um pouco sobre esse tipo de crueldade gratuita ainda me assusta e não faz sentido e, claro, todo tipo de bullying deve ser combatido. 

Continuo não entendendo, continua não fazendo sentido pra mim que exista ódio por nenhum motivo, mas ele tá aí. Eu vi, eu senti na pele, e sei muito bem que sair da escola não é uma solução e que, pior ainda, como pode haver solução se a coisa continua dentro da sua própria casa, por exemplo? Homofobia, bullying, todos os tipos de preconceito acontecem o tempo o todo, em todo lugar, e pra muitas (e quando eu digo muitas eu quero dizer bilhões) de pessoas isso continua acontecendo todos os dias. Essas pessoas - e aqui eu me incluo também - são odiadas por outros tantos bilhões que nunca as viram. Odiadas não por terem prejudicado alguém, não por estarem cometendo algum crime, não por algum motivo qualquer. Estão sendo odiadas apenas porque existem, e não é todo mundo que consegue continuar vivendo assim.

Não é como se realmente fosse uma opção, sabem? Não é como se a gente recebesse um cartão assim que nascesse pra marcar um xis em "hetero", "homo" ou "bi". E, ainda que fosse, não é como se todo mundo realmente quisesse escolher ser o que não é "só" pra ter uma vida mais ~fácil~. 

Então... isso tudo só pra dizer eu me importo, sim. Por quem não conseguiu continuar vivendo com tanta crueldade, por quem consegue, por quem ajuda os outros a conseguir. Como bem disse a Dri, usar roxo hoje é apenas um símbolo, mas mesmo que o bullying deva ser combatido sempre, dias como esse são importantes. Muito importantes.

5 comentários:

Giu disse...

Concordo com tudo!

nan costa. disse...

colocaria um 2 gigante em tudo que você disse.

nan costa. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
' Rôh disse...

Uma prestação de serviço ao público esse post, eu diria.

Larissa disse...

Concordo. é impressionante a ignorância alheia, o ridículo do ser humano. Qual o sentido de ter preconceito contra uma opção exclusivamente pessoal... são os falsos pudores, essa cultura ridícula. Eu pessoalmente fico com o ódio ao ouvir, ou presenciar esse tipo de coisa. E defendo os direitos. Defendo MUITO.
belo post!